quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sagas Pantaneiras!

Passei alguns anos na cidade pantaneira de Corumbá no Mato Grosso do Sul.
Foram dias de muito aprendizado e experiências que enriqueceram minha existência.
Esperávamos com ansiedade as equipes americanas que chegavam com suas bagagens recheadas de muito amor pelo próximo dinamismo, disposição, alegria.... muita agua mineral e protetor para suportar o calor escaldante.

Montávamos barracas e a noticia corria rápida pela cidade: Os médicos americanos chegaram.
As barracas da marinha montadas em lugares estratégicos, as filas aumentavam em instantes.. começava a tarefa de destribuição de fichas, médicos dentistas, enfermeira, tradutores trabalhavam incansavelmente até que a noite caia. lembro-me bem da cena de um lugar onde a energia não havia sido instalada e o dentista extraia os últimos dentes ao clarão de uma lanterna.
Senhoras com seus cabelos já brancos pela experiência, impressionavam , humildemente recolhiam o lixo esparramado pelo chão.
Nas construções podia-se ver idosos ou jovens carregando pesados blocos de cimento, o rosto vermelho pelo calor, mas o sorriso não saia do rosto e a agua mineral era a companheira constante.
Quando as crianças apareciam la iam elas com seus presentinhos, disputados pois afinal eles vinham de longe. A língua: ah, essa as crianças brasileiras não poderiam entender mas o diálogo se estendia por horas porque afinal o amor fala todas as línguas.
Lembro um dia quando fomos a um assentamento. Lá estava a filo kilométrica e a multidão com senhas, ai começou a disputa. Quem seria atendido. Alguém decidiu buscar ajuda de policiais.
Quando chegamos avistamos a cena. A preocupação logo surgiu no rosto dos passageiros animados do ônibus.
Os lideres desceram , era necessária sabedoria além de todo amor disposição e trabalho.
A sugestão veio de um Policial: atender um com senha e outro da fila.
Assim todos puderam terminar a dia com trabalho e paz, apesar de que muitos voltaram de mãos vazias, porque a boa vontade e disposição não podiam resolver o problema de uma multidão.
A noite era momento de comunhão, e o merecido jantar em restaurantes da cidade ...sempre uma festa.
Remédios de alto custo eram distribuídos gratuitamente, e quando se conhece a saúde em nosso país sabe-se que tesouro era esse trazida pelo povo americano, talvez um tesouro que dinheiro não pague porque as estatística de quantas vida tiveram sua saúde recuperada, a essa eu acho que deve estar anotada nos anais do céu.
Só fiquei sabendo do verdadeiro valor do protetor solar depois que não encontrei mais os americanos, frascos e mais frascos sobravam das aventuras pantaneiras e minha pele agradecia a gentileza, depois descobri que para brasileiro o protetor é quase artigo de luxo.
Grandes lições de amor deixados por esses pequenos , grandes homens e mulheres de Deus.
Nós os brasileiros fomos previligiados em trabalharmos com eles e conhecer as aventuras pantaneiras que rendiam grande alegria e beneficio ao povo Corumbaense.
Fruto desse trabalho existem muitos prédios construídos sendo casas , templo, centro de hospedagem,barco, campo de beisebol, tudo a serviço das pessoas e do resgate daqueles que precisam de mãos amigas para terem suas vidas e histórias transformados.
O que eu e boce podemos fazer todos os dias para que vidas e histórias sejam transformadas.
Minha vida foi salva e transformada por um amigo hospedado oito dias em minha casa, palavras sabias que fizeram a grande diferença, magia que restaurou minha vida.

Deus é poderoso para enviar a pessoa certa para te conduzir pelo caminho que ele mesmo preparou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão bem vindos!