segunda-feira, 3 de junho de 2013


A  Lição do monte.

 

Eram seis horas da tarde, o sol caia no horizonte aos poucos.

Saímos andando devagarzinho desfrutando do entardecer, jogando conversa fora. O céu ao longe se vestia das cores do arco Iris, um laranja claro que nenhum lápis ou pincel é capaz de pintar. As nuvens de um azul bem escuro se encarregaram de ilustrar com seus desenhos   o céu para que nos brindasse com aquele espetáculo.

Paramos ao pé do monte e  de mãos dadas falamos com o criador da vida. Quando começamos a subir a penumbra da noite já começava a nos encobrir. Éramos  quinze pessoas um bom e animado grupo.

Havia muitas pedras e a subida com sua trilha estreita cheia de obstáculos fazia a caminhada difícil. Ainda na metade do caminho as forças físicas pareciam se esvair e muitos de nós pensamos não alcançar o topo.

Então  alguém  chamou nossa atenção para que olhássemos para trás. Ao longe avistei o carro agora pequeno , a cidade toda iluminada uma vista simplesmente deslumbrante e indescritível. A força parecia ser recobrada e a vontade de alcançar o alvo voltou com toda intensidade.

Raquel  nossa amiguinha menor era a única criança e alguém viu que ela não conseguiria vencer o desafio. Então tivemos nossa primeira lição. Era necessário dividir as tarefas e os fardos. O jovem passou o violão para outro componente do grupo, ofereceu seus ombros e carregou à pequena e linda menininha montanha a cima.

Por vezes nos caminhos da vida somos pequenos demais para subir as montanhas que a vida nos apresenta e ficamos  sem condições de continuar nossa caminhada. É nesse momento que os ombros amigos oferecidos por pessoas especiais nos ajudam a chegar ao topo e apreciar a beleza da vida.

 

Chegamos! A s enormes pedras serviram de banco para nossos corpos cansados e exaustos.  Minha voz quase não sai impedida pela respiração vencida pelo cansaço, mas era impossível não falar palavras de exclamação diante do espetáculo que se apresentava a nossa frete.

Lá estava ela, linda, brilhando iluminada aquela era a Redenção que Deus como por um  milagre havia colocado em minha vida.

Lembrei-me das vezes que chorei e pedi desesperadamente a Deus e a meu irmão que não me mandasse ao Pará , e aqui estava eu depois de um ano deslumbrada diante da cidade que aprendi a amar, com amigos especiais que inúmeras vezes me estenderam a mão e me ofereceram todo tipo de ajuda imaginável. Ainda bem que a escuridão escondia minhas lagrimas de emoção que teimavam em descer enquanto um filme daquele ano passava em minha mente, e tentava imaginar o que poderia ainda me reservar o futuro naquele lugar.

Eu havia chegado ali sem nada e sem ninguém.Materialmente falando ainda tenho muito pouco mas aprendi a valorizar os maiores tesouros que Deus deixou nesse mundo, pessoas maravilhosas, bondosas, amigas ,seres humanos que mudaram e marcaram minha história.

Cantamos , muitas musicas as mais de três horas passaram como segundo por nós. O cheiro do mato, a brisa a paisagem e a comunhão era  como se o céu tivesse sido conquistado  no alto do monte, eu sentia até medo em meu coração em saber que eu anda precisava descer dali e voltar a realidade do dia a dia do mundo real.

Agora  na hora da descida a noite havia avançado, eram mais de nove horas da noite e as lanternas levadas pelos aventureiros preparados deveriam nos guiar em segurança montanha abaixo.

Nosso líder dividiu as pessoas e a lanterna de forma que poderíamos descer em segurança.

Eu fui a terceira na fila da descida, Meu amigo que ia a frente da fila pacientemente para nos  guiar em segurança. Mesmo na descida uma grande lição. O amigo guia voltava sua lanterna para trás em nossa direção. Minha pergunta era como ele descia com tanta destreza e segurança se sua lanterna na verdade iluminava nosso caminho que íamos atrás dele. Não sei ao certo.

Lembrei-me então de quantas vezes nos meses passados aquele amigo  havia ajudado a iluminar meu caminho cheio de obstáculos com a luz de sua amizade gastando seu tempo, dinheiro esforço para me ajudar em tarefas que sozinha pareciam tremendamente impossíveis

 

São esse seguradores de lanterna, aqueles que oferecem seus ombros , aqueles que levantam o arame farpado como fez minha amiga para que eu passasse em segurança que fazem nossa caminhada pela vida possível. E ainda quando tive sensação de ter minha pressão arterial aumentada pelo esforço e emoção alguém havia levado e  me presenteado com um delicioso chá no alto da montanha.

Talvez poucas aulas ou escolas poderiam nos ensinar tantas lições de vida como as escalada daquele monte.

O esforço para vencer os obstáculos. O desejo de continuar apesar do cansaço e limite físico e emocional para poder vencer os espetáculos que a vida nos oferece. A ajuda de muitos que com seu esforço amor, bens forças nos ajudam na caminhada.  As musicas e mensagens que alegram e abastecem nossos corações nas horas tristes e alegres.

Chegamos ao pé do monte, uma nova pausa e um circulo para agradecer a Deus aquela experiência linda com que Ele nos presenteou.

Ainda pude andar vagorasamente até o ponto de chegada onde estava meu carro conversando calmamente com nosso guia e amigo enriquecendo assim aquela experiência até seu ponto final
Eis as lições do monte. Muita alegria, sofrimento,, esforço emoção tal qual nossa vida . As vezes vemos os montes, as pedras as trilhas  cheias de obstáculos. Mas guiados por Deus pelos amigos, lideres familiares la vamos nós todos os dias escrevendo nossas histórias para rir e chorar que com certeza que a vida sempre  vai nos  nos brindar com pequenos espetáculos o que chamamos carinhosamente de felicidade em nossas vida .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão bem vindos!