sábado, 8 de junho de 2013


Conta-se uma História...

Conta-se uma história de uma jovem , alta e magra com duas longas tranças, era muito simples, amava ler livros o que fazia  dela uma idealizadora de sonhos.

Vivia em uma cidade recém fundada no interior do Brasil. Ali tudo era difícil e precário. A escola: quatro casinhas de madeira com algumas tabuas e vigas que alguém cuidadosamente pregou para tornarem-se bancos .

A energia era gerada por motores e funcionava poucas horas por dia. Na casa da família não havia energia,nem água encanada e ficava a três quilômetros do vilarejo.

Com o tempo os rapazes da família adquiriram motos para facilitar o transporte. A família sobrevivia de uma pequena e única madeireira que existia em toda aquela vasta região, era um trabalho sofrido mas próspero.

Logo chegou a cidade um jovem pastor evangélico, corajoso ,dinâmico e cheio de sonhos. Lutou e conseguiu trazer a cidade que agora já possuía uma escola de alvenaria o segundo grau o curso era habilitação Básica em Agropecuária.

Todos os dias ao anoitecer a jovem dirigia sua moto até a cidade, estudava a noite, dormia na casa de uma tia e cedinho desfrutava do amanhecer com toda a sua beleza ,banhada pelo vento refrescante ,a moto proporcionava uma imensa sensação de liberdade, e talvez momentos de muitos sonhos.

Foram anos de experiência, amizade e companheirismo. A escola era o momento mais esperado do dia. Conheceu uma grande amiga e os domingos eram gastos com bate papos no pomar preparado cuidadosamente pelo pai da amiga. A sede simples, mas linda daquela pequena fazenda  se tornava um imenso paraíso aos domingos. A mãe da menina era bondosa e simpática o que tornavam as visitas mais agradáveis. Outros domingos passavam na casa dela ea amiga vinha para jogar conversa fora ,sonhar sorrir. Vida simples do interior mas dias lindos e inesquecíveis cheio de sonhos ... A natureza era algo extraordinário e fazia com que se pudesse sentir Deus mais próximo a cada dia.

Findou-se o sonho, era dia de formatura. Tudo ficaria para trás.As lagrimas desciam insistentemente, o coraçãozinho já havia sido tomado por uma paixão por um colega, segredo guardado a sete chaves, nunca jamais alguém imaginou.

A jovem foi escolhida como oradora da turma. Como? E toda aquela timidez? O coração congelava de alegria expectativa e medo. Mas lá se foi a corajosa jovem na sua insignificância decorar o seu discurso para fazer bonito na despedida de algo tão importante e significante em sua vida. E fez!  O discurso rendeu muitos elogios e a tristeza da despedida ganhou um pouco de brilho com aquela superação dos seus próprios limites.

No próximo ano foi convidada para dar aula em uma extensão da escola na agrovila. Multi seriado das quatro séries primárias. A escola era distantes nove quilômetros. Foi morar com uma família de alemães. Ficou mais próxima do mundo. Ali a conversa diária era toda em alemão, assistia slides dos Alpes suíços. Montanhas deslumbrantes, castelos iluminados de vela e o mundo estavam ali diante dos olhos sonhadores da tenra juventude. Sempre recebiam parentes da Alemanha, cantavam lindas musicas na língua alemã. Experiência enriquecedora a cada dia.

Foi convidada a assistir ao parto da segunda filha do casal, tinha o sonho de ser enfermeira. E ficou então diante do milagre da vida e mais pertinho de Deus , eram amigos especiais que Deus havia colocado em sua história.

O sonho de ser enfermeira foi se esvaindo aos poucos mas não o desejo de continuar os estudos e ganhar o mundo.

Ao iniciar o novo ano lá se foi ela com sua mala, coragem determinação, muito medo e seus sonhos na bagagem. O destino era Campo Grande . Cidade grande e muito distante. No tempo de seca dois dias e uma noite eram suficientes para realizar  a viagem, no tempo da chuva era necessário muita sorte para que os atoleiros permitissem a chegada já que em certas épocas do ano o acesso a pequena cidade só poderia ser feito de avião.

A cidade parecia imensa, iria viver em um internato onde moravam aproximadamente vinte jovens. O coração parecia sumir , parecia pequena demais para o desafio que se propunha . As lagrimas desciam insistentemente. A saudades era insuportável  e insistente. Telefone naquela época era coisa rara e as cartas que demoravam a ir e vir sempre arrancavam cachoeiras de lagrimas.

Mas aos poucos foi ganhando o mundo amigos, professores amáveis e dedicados, e a cozinheira que carinhosamente era chamada de tia Maria  que se tornava mãe daquela imensidão de jovens cheios de sonhos e de coragem.

Dizem que lágrimas produzem pérolas. Um dia alguém olhou e disse. Acho que você está doente seu corpo está manchando de pintinhas vermelhas, e estava. Mas sem família talvez fosse melhor ignorar o fato. Então as amigas que dividiam o quarto falaram com o líder responsável por aquele lugar ,ele prontamente providenciou uma consulta média. Rubéola era esperar passar. Foi então que as lagrimas começaram a produzir mais uma pérola .A tia que morava em uma cidadezinha a vinte e cinco quilômetros dali veio fazer uma visita e preocupada insistiu para que ela ficasse mais próxima.Já haviam se passado seis meses. No inicio a mãe da jovem solicitou esse apoio, mas como sempre dizia a tia com os olhos cheios de lagrimas... eu tinha medo ,uma jovem nunca se sabe. Mas agora vendo o comportamento depois de tanto tempo o apoio era total e as lagrimas caiam ao pensar que teve medo... mas as lagrimas podem produzir essas joias na nossa existência.

Ela havia conquistado uma nova mãe. Agora todos os finais de semana desfrutava da melhor comida, das rodadas de chimarrão cheias de alegria do amor incondicional daquela  família. O quarto era cuidadosamente preparado  todos os sábados. Os lençóis eram mais alvos do que a neve era uma brancura que fazia doer os olhos. Tinha um perfume especial , o perfume do amor daquela tia amorosa e dedicada. Ela tinha apenas dois filhos homens e todos pensaram que ela tinha uma filha, talvez pela semelhança física. Como eram lindos os dias passados ali, vida de princesa cuidada por uma fada.

Os quatro anos passaram como o vento... e era dia de formatura. Ufa despedida ,lagrimas saudades como o coração humano é potente e forte!

Iria iniciar então um novo capitulo daquela história, já que no final do ano ela havia sido nomeada para trabalhar fora do Brasil.. Viagem, sonhos coragem uma mala e muitos desafios.

Mas essa é uma história para ser contada em outro capitulo para rir e chorar, sofrer e sonhar.... História escrita cuidadosamente por Deus!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão bem vindos!