quarta-feira, 28 de agosto de 2013


A magia dos pincéis...

 

Era véspera de um esperado evento, eu deveria estar feliz  mas ao contrário  um desanimo e tristeza invadiam meu peito, talvez como em um prenúncio de que nem tudo seria uma festa perfeita.

 

Eu me esforçava para esboçar uma alegria que na verdade nem existia. Na hora da saída imprevistos e mais imprevistos. Inesperadamente eu estava envolvida em uma situação extremamente  constrangedora... não sabia ao certo se iria ou ficaria.

 

Depois de atitudes, palavras e olhares que conseguiram me entristecer profundamente fui escolhida a acompanhar o grupo que viajaria rumo a cidade vizinha participando assim do esperado momento.

 

O que deveria ser uma alegria tornou-se um peso frio e triste dentro de mim. Uma sensação de medo e desconforto congelava meu coração, mas com todas as minhas forças eu tentava manter o animo e a calma.

 

Para piorar ainda mais a situação inesperadamente a conversa naquele carro desencadeou uma enxurrada de palavras desagradáveis dirigidas a mim, referindo-se a uma situação que eu jamais imaginei que havia causado tantos transtornos a alguns dias atrás. Eu havia dito palavras que já foram proferidas por mim em milhões de lugares e com pessoas diferentes, mas que jamais tiveram efeito negativo, e agora ali estava eu ouvindo de um amigo palavras duras sem ao certo saber o que realmente havia acontecido.

 

Como num momento mágico, minha reação não foi a que eu normalmente teria sido em um momento de angustia e tristeza. Fui pedindo desculpas tentando calmamente esclarecer os fatos e aos poucos a situação foi perdendo a dureza e até provocando alguns risos. Não no meu coração, é claro que a essa altura já sangrava e doía profundamente... e eu continuava me esforçando para passar aquele momento sem criar situação insuportáveis naquele entardecer que deveria ser de alegria mas que foi se cobrindo de escuridão dentro do meu ser.

 

Na chegada cada um procurava se arrumar para adentrar o salão do evento. Olhei para mim destroçada, despedaçada com quase nenhuma força.  E perguntei a mim mesma se aquele pedaço de gente aguentaria enfrentar uma festa. Tive minha duvidas se isso seria possível.

 

Puxei o fôlego  devagarzinho, fui ao carro  e perguntei as minhas amiguinhas se havia algo que pudesse melhorar minha aparência para enfrentar o desafio. A principio nada havia até que alguém me ofereceu um creme hidratante, achei que a ideia era boa... fui passando e pareceu um  bálsamo (a boticário que não descubra o valor terapêutico, porque aumentaria o preço) repentinamente olhei para a dona e disse: Ah eu preciso de uma mãe assim que me ofereça esse creme delicioso,você não quer ser minha mãe. Ela não sabia do meu coração,  mas abriu um sorriso maravilhoso, me abraçou duas vezes carinhosamente e dizia com voz carinhosa : Pode ser!

 

Me  senti revigorada e fui sorrindo para o local indicado acompanhada dos componentes da caravana. Parei e não avistei mais ninguém cada um havia achado um lugar e me vi sozinha congelada outra vez.

 

Foi então que vi o grupinho de jovens ainda do lado de fora. Caminhei na direção deles com pouca esperança, afinal eu não fazia parte do grupo. Então vi a menina, aquela dos olhos que as vezes eu temia, querendo achar uma água para lavar o rosto um pouco desfigurado pelo mal da viajem. Nunca simpatizei com ela apesar de nem conhecê-la. Mas talvez por também me sentir mal senti um desejo incontrolável de acompanhá-la. Fomos até o posto próximo dali escuro e feio.

 

Ela  lavou seu rosto com a água fria e parecia se revigorar aos poucos. Começou a maquiar o seu rosto,  E então começou o momento de magia! Ela me perguntou se não queria passar aqueles produtos em meu rosto. Cuidadosamente se virou em minha direção e com amor, carinho e cuidado começou a  passar o pincel em minha face.

 

A sensação era indescritível. Aos poucos o pincel varia a tristeza, o medo e a insegurança da minha alma. Definitivamente ela era a minha fada, que chegou para me transformar na hora da festa. Olhei no espelho. Havia um brilho raro em meu rosto... meu ser havia momentaneamente se transformado pela magia dos pinceis carregados  do amor transformador.

 

Entrei no salão feliz, mas o lugar vazio era próximo do dono das palavras duras. Relutei... agora eu não queria ficar perto delas. Mas a alegria dissipou o sentimento  e me sentei.

 

O dirigente da festa estava ali , como um espelho em minha frente contando a sua história. Mas era a minha história. Fiquei encantada. Eu via um espelho retrovisor ali em minha frente mostrando o que havia ficado para trás e me ajudando a seguir em frente com segurança , era quase um anjo na minha noite escura espalhando luz e dissipando o restante da escuridão que ainda poderia haver. As musicas, ah as musicas foram mandadas do céu pra mim.

 

Noite de festa, noite de alegria, noite inesquecível que vai sempre ser uma linda luz no fim do dia.

 

Jamais veremos os espinhos, se não tivermos o privilégio de conhecermos a roseira cheia de rosas.

 

A menina dos olhos tristes , agora era a minha fada dos olhos de jabuticaba, luz de alegria, ela acho que faz parte da minha coleção de peças preciosas chamados de amigos.

 

 Ela sempre me diz: Você precisa de um estojo para usar toda vez que estiver triste... Ela é uma menina linda, a rosa aquela que aparece no galho cheio de espinhos.

 

A mãe aquela que me abraçou... nem sei se ela um dia o será, mas o abraço de mãe  esse ficou selado e registrado pra sempre em meu coração.

 

Meu amigo, aquele das palavras duras que ofendi sem saber como... não sei ao certo se posso ainda chamá-lo de amigo. Eu ainda o vejo assim, mas não sei ao certo o que depois de tudo ele pensa de mim. Mas uma coisa eu sei só conheci os espinhos porque um dia encontrei a roseira cheia de rosas no caminho. Quem sabe um dia ele assim como eu se convença de que os espinhos valem a pena pela beleza, cores e perfumes das rosas colhidas da roseira... os espinhos, a gente aprende lidar com eles sem se ferir. E se um dia acontecer...  ah então a gente acha as fadas, os pincéis, as mães, o creme da boticário feito bálsamo... e o espelho retrovisor que nos faz seguir em segurança. Se me arrependo do amigo? Jamais!

 

Eis a magia dos pincéis aqueles que como a vara mágica da fada  transformam a feiura em um espetáculo...  agora entendo mesmo os escritores dos contos de fada! Descobri o segredo deles.

 

Que bom encontrar roseiras e rosas sempre em nossos caminhos, elas nos ensinar a lidar e conviver com os espinhos.

 

E assim esse é o final feliz de mais uma história só para Rir e chorar.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários serão bem vindos!